Nossa Paróquia

Desde 1972

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

No principio era apenas uma capela, a primeira capela, a Capela São Jorge que ficava em um salão emprestado, localizado à Rua Jacob, no qual os moradores reuniam-se para a missa dominical. Porém para a tristeza dos moradores, a capelinha existiu somente por um ano, pois o proprietário solicitou que a desocupação do imóvel para instalar um açougue ali.

Sendo assim, as pessoas do bairro voltaram a frequentar a capela de Santo Antonio, no Bairro de Gopoúva.

Em 1958 foi inaugurada a Igreja São Francisco de Assis e os moradores passaram a frequentá-la, pois era bem mais próxima. As crianças eram catequizadas nas casas dos moradores do bairro e recebiam o Sacramento da Eucaristia nas atuais Paróquias de São Francisco de Assis (Gopoúva) e N. Sra. Aparecida (Jd. Vl. Galvão).

A Contrução

Até 1970 a então Praça, hoje Nossa Senhora de Fátima, era um campo de futebol amador. Na época os moradores, após levantamento de um grande número de assinaturas, conseguiram do Prefeito Valdomiro Pompeu a concessão do terreno para a construção da Igreja. Nessa ocasião pertencíamos à Diocese de Mogi das Cruzes, com o Bispo Dom Paulo Rolim Loureiro, o qual, anos depois, veio a falecer em um acidente em São Paulo, assumindo seu posto, Dom Emilio Pignoli.

Após a doação do terreno o povo lutou com garra e com a força do Evangelho, para construir uma Capelinha. Nesse tempo, o Padre Luciano Borfechia exercia a função de Vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão, e o Bispo Dom Paulo Rolim Loureiro confiou a ele a missão de dar assistência a esta Capela, com Missas, Batizados e Catequese.

Em 1971, o sucesso da campanha foi declarado, iniciou-se a construção do alicerce e em seguida das paredes.

construcao-paroquia
Junho de 1972
Construção da Paróquia
Em 31 de julho de 1972, com a igreja inacabada, instalou-se oficialmente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e nesta mesma data, tomou posse o primeiro pároco, Padre Durval de Almeida, que continuou celebrando as missas na capelinha, pois a nova igreja ainda estava sem condições de uso. Mas havia um grande número de fieis que a capela não comportava, então eram usados alto-falantes na parte externa para distribuir o som.
Junho de 1972
primeira-missa
Dezembro de 1972
Primeira Missa
Em 24 de dezembro de 1972 foi realizada a Procissão Solene pelas ruas do bairro e a condução da imagem de Nossa Senhora de Fátima da capelinha para a igreja, com a presença do Bispo Diocesano Dom Paulo Rolim Loureiro.
Dezembro de 1972
comemoracao-ano-santo
Ano de 1984
Comemoração do Ano Santo
Ano de 1984

Padre Durval permaneceu na Paróquia por 16 anos, batizou, catequizou para primeira eucaristia e crismas muitas crianças e jovens do bairro, também realizou muitos casamentos. Foi uma grande benção de Deus. Foi transferido para Itu e algum tempo depois foi nomeado Monsenhor.

Com a saída do Padre Durval, foi enviado o Padre Gildarte que permaneceu por 10 anos. Padre Jorge Apró e Padre Pedro Paulo como administradores e em pouco tempo assume como pároco, Padre Celso Aparecido que atuou por pouco mais de 5 anos na paróquia. Padre Renato foi enviado e permaneceu por um ano. Então Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, o Bispo da Diocese de Guarulhos, enviou como pároco, o Padre Edivaldo que também permaneceu por um período de quase 10 anos. E com a transferência do Padre Edivaldo, assumiu Padre Paulo Afonso que ficou por 10 meses. Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo Diocesano de Guarulhos, nomeou Padre Cleber Leandro, que atua vivamente na paróquia, contando também com o Padre Francisco Veloso, que anteriormente já havia passado como vigário paroquial.

Ano de 2002
Fachada da Paróquia
Ano de 2002
Ano de 2012
Última Reforma da Paróquia
Ano de 2012

Também atuaram como vigários paroquiais, sendo eles: Padre José Fernando e Padre Paulo Afonso, que como citado acima foi nomeado pároco em 2016.

Neste ano de 2022 estamos celebrando o Jubileu de Ouro (50 anos) da instalação da Paróquia. A todos agradecemos pela dedicação.

Que Deus abençoe aos que colaboraram e continuam colaborando, e que Nossa Senhora de Fátima cubra com seu Manto Sagrado todos aqueles que nela têm sua devoção.

Nossa Arquitetura

Capela dos Pastorinhos