Skip to content

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Em 13 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário, como também ficou popularmente conhecida. Em suas aparições ao longo do ano de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, Maria apontou o caminho da conversão e da oração para o mundo alcançar a paz, principalmente por meio da oração do Terço.

“Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente. Seu semblante era de uma inenarrável beleza, nem triste, nem alegre, mas sério, talvez com uma suave expressão de ligeira censura…” (Irmã Lúcia)

Aparições

Em maio de 1917, o Papa Bento XV, em meio à Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. Foi a partir daí que começou a história de Nossa Senhora de Fátima, com as aparições da Virgem Maria para três pastorinhos: Lúcia de Jesus Santos, com 10 anos, e seus primos Francisco Martos, de 9 anos, e Jacinta Martos, de 7 anos, na Cova da Iria, aldeia de Fátima, em Portugal. A primeira aparição foi registrada em 13 de maio do mesmo ano. Por volta de meio-dia, eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles. Rapidamente voltaram para o campo e foi aí que viram um clarão bem similar ao de relâmpagos. Então, viram flutuando sobre uma pequena árvore uma mulher “mais brilhante que o sol”, assim descrita por eles.

“Parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto, irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana”.

Quando se aproximaram, a Virgem Maria pediu que orassem pelo mundo e que voltassem naquele mesmo local todo dia 13, durante os próximos cinco meses. As aparições aconteceram nos meses seguintes, conforme o prometido. Em uma delas, Nossa Senhora de Fátima disse às crianças: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”. Ela também pediu, em especial, uma oração para ajudar os pecadores: “Quando rezais o Terço, dizei depois de cada mistério: ‘Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem’”.

Quando se aproximaram, a Virgem Maria pediu que orassem pelo mundo e que voltassem naquele mesmo local todo dia 13, durante os próximos cinco meses. As aparições aconteceram nos meses seguintes, conforme o prometido. Em uma delas, Nossa Senhora de Fátima disse às crianças: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”. Ela também pediu, em especial, uma oração para ajudar os pecadores: “Quando rezais o Terço, dizei depois de cada mistério: ‘Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem’”.

image-ns-senhora

Oração de Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar aos três pastorinhos
os tesouros de graças que podemos alcançar,
rezando o Santo Rosário,
ajudai-nos a apreciar sempre mais
esta santa oração, a fim de que,
meditando os mistérios da nossa redenção,
alcancemos as graças que insistentemente
vos pedimos (peça a sua graça).

 

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos,
livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu
e socorrei principalmente
as que mais precisarem.

Segredos de Fátima

A Virgem fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como “O Segredo de Fátima” . A 1ª e 2ª parte do Segredo foram escritas por Lúcia no ano de 1941 e conhecidas logo a seguir. Já a 3ª parte do Segredo foi escrita em 1944, numa correspondência privada para ser aberta somente pelo Papa. No dia 26 de junho de 2000, a 3ª parte do Segredo finalmente publicada na íntegra pelo Vaticano.

manuscrito_santuario_fatima
Manuscrito guardado no Santuário de Fátima, em Portugal / Foto: Agência Ecclesia

Na primeira parte Nossa Senhora fala dos castigos impostos por Deus pelos nossos pecados. Nesta vida, aqui na terra, haveria uma guerra horrível precedida por uma luz desconhecida no meio da noite, haveria fome, perseguição religiosa, erros espalhados no mundo pela Rússia e várias nações aniquiladas. Aos pecadores, na outra vida, estariam reservados suplícios do inferno, dos quais os pastorinhos tiveram pavorosa visão.

A segunda parte, revela os meios para evitar esses castigos: a devoção ao Imaculado Coração de Maria através da prática reparadora de rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar -se e receber a Sagrada Comunhão

A última parte foi revelada em 2001. Fátima falou de um homem de branco que sofreria um atentado. Os fatos parecem confirmar o mistério: em 1981, João Paulo II, foi baleado justamente num outro dia 13 de maio, dia da primeira aparição de Fátima. Nossa Senhora de Fátima ensinou aos videntes (e, por seu intermédio, a todos nós), que todas as ações devem estar assentadas num profundo e incondicional amor a Deus. Se não for assim, não haverá redenção para nossas almas. Depois de ser salvo por milagre de um atentado em 13 de m maio de 1981, aniversário das aparições, São João Paulo II se ocupou com as revelações de Fátima. Em 1984, ele foi até Fátima para fazer a consagração solene nos moldes prescritos por Nossa Senhora. O milagre ficou comprovado tanto que Nossa Senhora traz em sua coroa o projétil que atingiu São João Paulo II.

Imagem de Fátima

Coroa

Coroa

Remete ao quinto mistério do Santo Rosário, o Glorioso. Nele rezamos pela coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra.

Nuvem

Nuvem e Azinheira

Em algumas representações, a imagem de Nossa Senhora de Fátima aparece acima de uma nuvem e da azinheira: esta última faz lembrar o local em que os pastorinhos disseram ter visto Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez.

Manto

Manto e Túnica

Ambos são brancos, cor que representa a pureza de Nossa Senhora de Fátima e sua proteção amorosa a toda a Igreja.

Rosário

Rosário

Um dos pedidos mais fortes de Nossa Senhora de Fátima é a oração constante. É por isso que sua imagem tem um Terço, lembrando-nos da importância da oração como meio eficaz e comprovado de que todas as graças podem ser alcançadas.

Aura

Aura

Representa o poder e a intercessão de Nossa Senhora de Fátima junto a seu filho Jesus e a todos os fiéis que a ela recorrem.

Na aparição de Nossa Senhora em Fátima existem detalhes que apresentamos a você através da imagem abaixo. Ao passar o mouse sobre o icone de uma estrela com o fundo azul, você obtem maiores detalhes daquele item de Nossa Senhora.